top of page
  • Foto do escritorprojetacomunicacao1

TSH alto e baixo - o que significa?

Você já deve ter ouvido falar em TSH, né? Mas o que, de fato, isso significa? O TSH é um hormônio que desempenha um papel crucial na regulação da tireoide, influenciando a produção de hormônios tireoidianos.


Quando os níveis de TSH estão elevados, isso geralmente sinaliza que a tireoide não está produzindo uma quantidade suficiente dos hormônios T3 e T4, indicando um quadro de hipotireoidismo.


No entanto, existem circunstâncias raras nas quais os níveis elevados de TSH não indicam necessariamente hipotireoidismo. Alguns exemplos incluem:


• Quadros graves com internações hospitalares prolongadas


• TSHoma, ou seja, um tumor na glândula hipófise que secreta TSH


• Resistência aos hormônios tireoidianos - uma mutação que interfere na ação normal dos hormônios, levando ao aumento de TSH



Já valores baixos de TSH indicam, na maioria das vezes, que a tireoide está produzindo os hormônios T3 e T4 em excesso, ou seja, uma situação de hipertireoidismo. Porém, isso nem sempre é verdadeiro. O TSH também pode ficar baixo pelo uso de algumas medicações e por doenças da glândula hipófise, por exemplo.



Portanto, é crucial fazer uma análise completa da função tireoidiana e dos sintomas do paciente para identificar o diagnóstico e determinar o tratamento adequado! #tsh #tireoide #endocrinologista #endocrinologia #saude

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page