top of page
  • Foto do escritorprojetacomunicacao1

Qual é o seu perfil alimentar?


A identificação do perfil alimentar é fundamental no processo de emagrecimento e no tratamento da obesidade pois, além de ajudar no autoconhecimento por parte do paciente, também facilita a escolha das estratégias de tratamento. Conheça os principais perfis:

- Beliscador: come pequenas porções ao longo do dia, mesmo sem fome. Muitas vezes associado a quadros de ansiedade, com preferência por consumo de doces ou carboidratos no geral.

- Hiperfágico: sente muita fome e tem o hábito de fazer grandes refeições. Não costuma fazer lanches ou comer fora da refeição.

- Sofisticado: come em horários regrados e até prioriza muitas vezes alimentos saudáveis, mas exagera nas calorias, com excesso de alimentos como azeite, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), molhos feitos com óleos ou a base de queijo ou creme de leite.

- Comedor noturno: apetite reduzido ou normal durante o dia e aumentado à noite. Hábito de despertar para comer ou de comer em excesso após o jantar. Geralmente mais de 50% da ingestão calórica diária ocorre no período na noite.

- Transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP): ingestão de grandes quantidades de alimento em um período delimitado de tempo (até 2h), acompanhado de sensação de culpa e de perda de controle. Apresenta pelo menos 1 episódio por semana em um período de, no mínimo, 3 meses.

- Bulimia: episódios de compulsão alimentar, com sensação de perda de controle, porém associados a um comportamento purgatório.

Você se identifica com algum perfil?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page