top of page
  • Foto do escritorprojetacomunicacao1

Hiperparatireoidismo

Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar em hiperparatireoidismo, uma condição médica caracterizada pelo funcionamento excessivo das glândulas paratireoides. Mas você sabia que a principal função das glândulas paratireoides é regular os níveis de cálcio no organismo?



Quando ocorre o hiperparatireoidismo, uma ou mais dessas glândulas produzem excesso do hormônio paratormônio. Ele desempenha um papel crucial na regulação do cálcio no sangue, estimulando a liberação de cálcio dos ossos, aumentando a absorção de cálcio pelos rins e estimulando a ativação da vitamina D, que também é essencial para a absorção de cálcio no intestino.



Existem dois tipos principais de hiperparatireoidismo, o primário - geralmente causado por um tumor benigno em uma das glândulas paratireoides, resultando em produção excessiva de PTH, e o secundário, que é uma resposta a níveis baixos de cálcio no sangue, frequentemente associados a condições como insuficiência renal crônica e deficiência de vitamina D.



No hiperparatireoidismo primário, os sintomas podem incluir fadiga, fraqueza muscular, aumento da sede e micção frequente. Complicações a longo prazo podem incluir osteoporose, cálculos renais e outros problemas de saúde.



Você conhece alguém que tem hiperparatireoidismo? Envie esse conteúdo para ela. #hiperparatireoidismo #endocrinologista #endocrinologia #tireoide

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page