top of page
  • Foto do escritorprojetacomunicacao1

Distúrbios da Tireoide

Antes de tudo, precisamos ter calma quando o assunto é peso. Sabemos que a tireoide desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo do corpo. Ela produz hormônios, como o hormônio tireoidiano (T3) e a tiroxina (T4), que desempenham um papel importante na regulação do metabolismo.



Existem dois principais distúrbios da tireoide que podem afetar o peso:



1. Hipertireoidismo: Nesse distúrbio, a tireoide produz excesso de hormônios tireoidianos, acelerando o metabolismo. Isso pode resultar em perda de peso não intencional, mesmo que a pessoa esteja comendo normalmente ou até mais do que o habitual. Os sintomas de hipertireoidismo incluem perda de peso, nervosismo, palpitações, sudorese excessiva e outros.



2. Hipotireoidismo: Nesse distúrbio, a tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes, levando a uma desaceleração do metabolismo. Isso pode resultar em ganho de peso discreto, de cerca de 2-3 Kg, mesmo que a pessoa esteja fazendo dieta e exercícios regularmente. Outros sintomas comuns de hipotireoidismo incluem edema, fadiga, sensação de frio, pele seca, constipação e outros.



É importante notar que o impacto no peso pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, outros fatores, como dieta, atividade física e genética, também desempenham um papel importante no controle do peso.



Se você suspeita que tem um distúrbio da tireoide ou está preocupado com seu peso, é importante consultar um médico para um diagnóstico adequado e tratamento, se necessário. #tireoide #endocrinologista #endocrinologia

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page